Batismo

A ÁGUA NO BATISMO

Nós fomos ao batizado de um sobrinho, e minha cunhada se ligou muito na água usada no batismo. Ela não imagina por que é necessário que seja água. O senhor me explica?

– Para início de explicação, é preciso sabermos que o sacramento é um sinal. O sinal sempre nos recorda alguma coisa. O sinal revela uma mensagem. Por exemplo: Se seu marido lhe dá uma flor, a senhora entende o amor que ele quer manifestar. Ele não usou de palavras, mas usou um sinal que disse tudo o que ele gostaria de lhe dizer. – Isso é fácil de compreender. É importante compreendermos o que o sinal quer dizer, mesmo sem palavras. Se a senhora não entender o que significa a flor de seu marido, vai passar por grosseira…

– Claro!

– A água, no Batismo, é um sinal que traz uma mensagem de Deus. Fala uma linguagem de Deus que não precisa de palavras. É importante a senhora estar ligada no sinal, para entender a mensagem.

– Todo sinal de Deus é uma mensagem de amor.

– Correto. Também a água é mensagem do amor de Deus, porque a água é sinal de vida. No Batismo, Deus nos transmite a própria vida dele, pelo dom do Espírito Santo. A água do Batismo não só fala da vida de Deus; ela nos dá a própria vida de Deus. No sacramento, o sinal realiza de fato tudo aquilo que significa. A água significa a vida e dá a vida.

– Mas, donde vem essa força para a água do Batismo?

– Todos os sacramentos foram deixados por Jesus Cristo. Ele escolheu os sinais e deu aos sinais essa força.

– Falaram também na água do Mar Vermelho.

– Sim, isso foi uma figura da verdadeira passagem para a vida. Quando os judeus saíram da escravidão do Egito, passaram pelo Mar Vermelho. Depois de eles passarem, as águas do Mar Vermelho envolveram os egípcios e os mataram. Os judeus… eram um povo livre. As mesmas águas serviram de morte para os egípcios e libertação para judeus. Aí os judeus tornaram-se um verdadeiro povo. O simbolismo do Batismo também é de “passagem”, de Páscoa: passamos das escravidões causadas pelo pecado para uma vida nova; e formamos um novo Povo de Deus. Não existe mais escravidão: somos gente livre, filhos de Deus Pai, irmãos de Cristo, irmãos entre nós. Um novo povo, livre e fraterno! Vivemos essa liberdade e essa fraternidade, na família de Deus que é a Igreja. Igreja é essencialmente comunidade com Deus entre nós!

– Esse simbolismo da água, como sinal da vida, é muito expressivo!

– Cristo é humano, ele escolheu coisas que conhecemos e usamos, para dar a mensagem dele. Todos precisam de água para a vida: pessoas, animais e plantas. Dizem que, quando os cientistas analisam fotos dos planetas, transmitidas pelos satélites, procuram primeiro sinais de água. Se houver água, concluem que é possível a vida.

– Mas também limpa do pecado, não é?

 – Sim. Também há o simbolismo da purificação. Recebendo vida de Cristo, somos limpos de qualquer pecado. O pecado é morte; Cristo é vida. A vida de Cristo vence a morte do pecado! São Paulo diz que nos tornamos santos. Fala também da morte do homem velho” e nascimento do “homem novo” (Ef 4,22-24).

– Impressionante, a doutrina do Batismo! Batismo é santidade. E, tudo isso, pela força da água que é o sinal do sacramento da vida nova!

 – Foi isso mesmo que Cristo quis dizer a Nicodemos, quando falou de “renascer pela água e pelo Espírito Santo” (Jo 3,1-12). No antigo Batismo, a pessoa entrava na piscina por um lado, ia por debaixo da água e saía do outro lado. Para significar a morte ao pecado e vida nova pela água batismal (Rm 6,3-11).

(Livro: Batismo – respostas às suas dúvidas – Pe. Augusto C. Pereira)

Leia algumas páginas do livro clicando aqui

Batismo – o que significa?