Aparecida e Papa Francisco

Rainha e Padroeira do Brasil: Não deixe o vinho faltar

Solenidade de Nossa Senhora Aparecida

Neste dia doze de outubro, celebramos com grande alegria a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Se é solenidade é porque é festa grande, festa muito importante.

As leituras bíblicas dessa ocasião nos orientam para contemplar a presença da mulher na Bíblia gerando, defendendo e promovendo a vida do seu povo (Cf. Est 5,1b-2;72b-3/ Ap 12,1.5.13a.15-16ª / Jo 2,1-11).

E de fato foi isso que aconteceu quando em 1717, nas águas do Rio Paraíba três pescadores (Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedrosa) encontraram a negra imagem em meio a  situação de escassez de peixes para aqueles e outros pais de família que disso viviam. A cor da imagem também tem muito a ensinar diante da realidade escravista que vivia o Brasil do século XVIII.

Vida e Evangelho andam entrelaçados, o cristão é convidado a viver aquilo que crê e celebra.

Ao celebrarmos neste dia a solenidade da Mãe Aparecida, somos convidados a voltar o nosso olhar a tantas realidades de sofrimento de tantos trabalhadores, pais de família que precisam pôr o pão de cada dia na mesa, mas a ganância dos poderosos o usurpam com salários injustos ou falta de oportunidades; somos interpelados a suplicar pelos que escravizados pelos sistemas injustos não tem o mínimo de condição de vida digna e muito menos um lugar onde reclinar a cabeça, como o filho de Deus quando veio a este mundo.

Diante de um país que não sabemos para onde vai, como aqueles que disseram para Mãe de Jesus “eles não tem mais vinho”, dizemos mais uma vez para Maria que o vinho da alegria e da esperança está secando nas talhas de nossa existência. Cansados de esperar dos poderosos deste mundo, nos voltamos para ti, ó Maria para que supliques ao teu filho Jesus que o vinho não falte na festa da vida, para que a coragem de lutarmos por um mundo melhor não seja fugaz, para que teu povo seja constante nos caminhos da paz, para que nenhuma mesa fique sem pão, ninguém seja oprimido nem sepultado em sua liberdade.

Como diz a coleta desse dia: “Ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, Mãe de Deus e Senhora nossa, concedei que o povo brasileiro fiel a sua vocação e vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à pátria definitiva”.

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

 

Por F. Santos

Leia Algumas páginas de nosso livro de Aparecida

Ouça a Música de Nossa Senhora Aparecida