Muitos santos ao longo dos séculos afirmaram que a Páscoa é a “festa de todas as festas” na Igreja Católica. A seguir, apresentamos o que três santos disseram sobre esta data, que é o cumprimento da promessa da vida eterna.
São João Paulo II
Na Vigília Pascal de 22 de abril de 2000, o papa João Paulo II expressou: “Ressuscitou do sepulcro o Senhor que, por nós, foi pregado na cruz. Sim, Cristo realmente ressuscitou e nós somos testemunhas. Dizemo-lo ao mundo aos gritos, para que a nossa alegria chegue a muitos outros corações, acendendo neles a luz da esperança que não defrauda”.
Na encíclica Evangelium vitae, o papa escreve: “Esta repugnância natural da morte e este germe de esperança na imortalidade são iluminadas e levadas à plenitude pela fé cristã, que promete e oferece a participação na vitória de Cristo Ressuscitado: é a vitória d’Aquele que, pela sua morte redentora, libertou o homem da morte, ‘salário do pecado’ (Rm 6, 23), e lhe deu o Espírito, penhor de ressurreição e de vida (cf. Rm 8, 11).”
Em discurso pronunciado antes da oração do Regina Coeli no domingo, 21 de abril de 1996, o santo polonês disse: “A ressurreição de Cristo é a força, o segredo do cristianismo. Não se trata de mitologia nem de mero simbolismo, mas de um fato concreto. Está confirmado por provas seguras e convincentes. A aceitação dessa verdade, embora fruto da graça do Espírito Santo, repousa ao mesmo tempo sobre uma sólida base histórica. No limiar do terceiro milênio, o novo esforço da evangelização só pode começar com uma experiência renovada deste Mistério, acolhido na fé e testemunhado na vida”.
São João XXIII
Em 1959, São João XXIII disse: “A Igreja está viva, como está vivo o seu Divino Fundador! A Igreja avança com a própria virtude da vida, enquanto Jesus, depois de ter se submetido à natureza mortal, avança vitorioso para além da barreira de pedra que os seus inimigos colocaram para proteger o túmulo. Também ao longo dos séculos houve outros inimigos da Igreja, que tentaram fechá-la como um sepulcro, celebrando de vez em quando a sua agonia e morte. Mas ela, que tem dentro de si a força invencível do seu Fundador, renasce sempre com ele, perdoando a todos e garantindo serenidade e paz aos humildes, aos pobres, aos que sofrem, aos homens de boa vontade”.
“A Páscoa é para todos um mistério de morte e de vida: por isso, segundo o preceito expresso da Igreja, que paternalmente vos recordamos, todos os fiéis são convidados neste momento a purificar as suas consciências com o sacramento da penitência, submergindo-a no Sangue de Jesus; e são chamados a se aproximar ao banquete eucarístico com maior fé, para se alimentar da carne vivificante do Cordeiro Imaculado. O mistério da Páscoa é, portanto, de morte e ressurreição para cada crente”, disse São João XXIII nesse mesmo ano.
São Vicente Ferrer
São Vicente Ferrer, o santo que ajudava os casais em crise com água benta, disse em seu Sermão 2 sobre a Páscoa: “O maior de todos [os dias de festa] é o dia da Páscoa, o dia da Ressurreição do Senhor, porque hoje nos foi dada a certeza de obter vida eterna e imortal na alma e no corpo. Cristo nos deu por meio de sua ressurreição, que é a causa e a garantia de nossa ressurreição”.
“Por que deveríamos hoje cantar Aleluia, louvado seja o Senhor? Porque neste dia somos alimentados, libertados, temos certeza da verdade, e nos é dada a promessa de sermos dotados, na nossa ressurreição, dos dons da clareza, agilidade, luminosidade e impassibilidade, que Cristo mostrou na sua ressurreição”, continua a mensagem do santo.
Por fim, acrescenta: “Há muitos motivos pelos quais hoje devemos nos regozijar espiritualmente e louvar a Deus. Primeiro, porque Deus nos alimenta com seu Corpo e Sangue no sacramento do altar, porque as famílias celebram muito comendo juntas. Portanto, o Corpo que hoje nos entrega sacramentalmente é o mesmo corpo que assumiu da Virgem, no qual viveu 33 anos, e no qual quis sofrer, ser enterrado e ressuscitar. Com o seu corpo, dá a sua alma e a sua divindade, por concomitância natural”.
Guia Litúrgico do Católico 2025
Conheça nosso novo subsídio anual para os Católicos em 2025. Nosso Guia Litúrgico traz as Leituras Diárias, os Santos dos dias e as Festividades.
A cada mês apresentamos uma reflexão para sua formação e informação.
Este Guia.
Calendário Dízimo 2025 (Revista Calendário)
Este é o 33º ano de publicação da nossa Revista Calendário do Dízimo, portanto, são 32 anos na caminhada da Evangelização, em 2024.
Começamos em 1992, quando o tema dízimo nas comunidades ainda não era bem.
Conheça o livro sobre o Sacramento da Confissão:https://orecado.com.br/produto/confissao-por-que-devo-me-confessar/
Voltados em especial às famílias e aos que oferecem os seus sofrimentos em união com o Coração de Cristo
As seguintes falas do Papa São João Paulo II foram extraídas da coletânea “Pensieri di Giovanni.
Conheça o manual do católico consciente: https://orecado.com.br/produto/manual-minimo-do-catolico-consciente/
A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 29 de abril, a memória de Santa Catarina de Sena, nomeada pelo Papa Paulo VI como Doutora da Igreja em 1970. Em 1999 foi proclamada.
Conheça os nossos kits de livros:https://orecado.com.br/produto-categoria/kits/
“Jesus, eu confio em vós”
O Domingo da Divina Misericórdia foi instituído pelo Papa São João Paulo II, no ano 2000, ano jubilar em toda a Igreja e por ocasião da canonização de uma religiosa.
*Livros de liturgia para você: https://orecado.com.br/produto-categoria/liturgia/
"O Espírito é o protagonista e é bom hoje, no dia do nascimento do sacerdócio, reconhecer que Ele está na origem do nosso ministério, da vida e da vitalidade de cada Pastor. Sem Ele,.
Conheça os nossos livros de Espiritualidade: https://orecado.com.br/produto-categoria/espiritualidade-e-pastoral/
O jejum não é bem aceito na sociedade atual ligada ao bem-estar, ao conforto e ao consumismo porque nos lembra sofrimento e, muitas vezes, é apresentado como privação de coisas que gostamos, como: chocolates,.
O Guia Litúrgico do Católico 2023 em letras de fácil leitura
Conheça nosso novo subsídio anual para os Católicos em 2023. Nosso Guia Litúrgico do Católico 2023 traz as Leituras Diárias, os Santos dos dias e as Festividades.
COMPRE AQUI
A cada.
Vantagens de presentear o dizimista com o Calendário do Dízimo 2023 da Editora O Recado
Nosso Calendário do Dízimo 2023, é, na verdade, uma Revista de 16 páginas com subsídios para incentivar e conscientizar o dizimista durante todo o ano..
Conheça o livro sobre Pedro, o primeiro Papa:https://orecado.com.br/produto/fala-nos-pedro-pe-enzo-santangelo/
Neste domingo, já chegando ao final do mês das festas juninas e dos santos festivos – Santo Antônio, São João – vamos celebrar São Pedro. Pedro, o primeiro Papa da Igreja Católica.
Conheça o KIT espiritualidade de O RECADO EDITORA:https://orecado.com.br/produto/kit-espiritualidade-6-livros/
Amadíssimo Protetor meu, Santo Antônio! Eis-me aqui, a teus pés, plenamente confiando em vossa poderosa intercessão. Olhai-me com aquele espírito de doce e terna compaixão com que olhavas aos pobres. Pobre sou.
A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos. Símbolos de vida, de esperança e de paz, os ramos verdes, são abençoados e levados em alegre procissão, revivendo a entrada de Jesus em Jerusalém, onde iria dar sua vida.