o que é Catequese?

O que é a Catequese? Quais suas características?

 

Catequese NÃO É DAR CATECISMO.

Catequese NÃO É PREPARAÇÃO PARA PRIMEIRA EUCARISTIA OU CRISMA.

Para entendermos bem a identidade, missão, vocação, desafios e caminhos do catequista, devemos primeiramente conhecer o que é a catequese.

 

Catequese é um processo de iniciação e educação na fé, constante:

EM COMUNIDADE;

DE FORMA DINÂMICA;

DE FORMA SISTEMÁTICA;

E PERMANENTE.

A catequese é a missão primordial da Igreja. Jesus disse a seus discípulos: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade.” (Mc 16,15).

Essa missão nasce da fé e se desenvolve constantemente. É uma constante vivência do projeto de Jesus nas dimensões sociais e comunitárias.

Nos diz o documento Catechesi Trandendae, no seu início: “Bem depressa se começou a chamar catequese ao conjunto dos esforços envidados na Igreja para fazer discípulos, para ajudar os homens a acreditar que Jesus é o Filho de Deus, a fim de que, mediante a fé, tenham a vida em Seu nome, para os educar e instruir quanto a esta vida e assim edificar o Corpo de Cristo. A Igreja nunca cessou de consagrar a tudo isto as suas energias.”

E ainda no número 21:

Em vista de dificuldades práticas, há algumas características desse ensino que convém pôr em evidência. Assim deve ser:

— um ensino sistemático; não algo improvisado, mas que siga um programa que lhe permita alcançar um fim determinado;

— um ensino que se concentre no essencial, sem ter a pretensão de tratar todas as questões disputadas, e sem se transformar em investigação teológica, ou em exegese científica;

— um ensino suficientemente completo, todavia, para que não se contente com ser apenas primeiro anúncio do mistério cristão, como aquele que podemos ter no “kerigma”;

— uma iniciação cristã integral, aberta a todas as outras componentes da vida cristã. Sem esquecer o interesse de que se revestem múltiplas ocasiões de catequese que se deparam na vida pessoal, familiar e social ou eclesial (…).

Gestos concretos de amor e justiça

A catequese é uma motivação para buscar o conhecimento do mistério de Cristo, não só intelectualmente falando, mas na prática diária desse conhecimento, através de gestos concretos de amor e justiça. Tal experiência será fruto de uma rica experiência religiosa na vida de oração e sacramental.

A Igreja que queremos amanhã, depende muito da catequese de hoje. Por isso, mais que transmissão de conhecimentos dos mistérios da fé, é um convite à conversão e adesão a Jesus Cristo; ao homem, herdeiro do Reino de Deus e a Igreja, povo de Deus.

A catequese jamais deve se afastar dos problemas sociais, pelo contrário, como Jesus Cristo, sentir as dores do povo, curá-las e ser sinal de vida para que muitos creiam que o Evangelho que ANUNCIAMOS e VIVEMOS é de fato o EVANGELHO DA VIDA.

Para refletir

1)    O que compreendo por catequese?

2)    A catequese é somente transmissão do mistério da fé?

3)    Reflita: A Igreja que queremos amanhã, depende muito da catequese de hoje.

Por F. Santos

 

Dicas de leitura

Catechesi Tradendae