nossa senhora do rosario dia mundial das missoes

Nossa Senhora do Rosário e Dia Mundial das Missões

O mês de outubro é tradicionalmente conhecido por ser o mês em que celebramos duas datas significativas para vida eclesial: o dia de Nossa Senhora do Rosário (7) e o dia Mundial das Missões (este ano 18).

Tais datas são a convergência da Igreja que reza e vive o que reza, pois no rosário rezamos a vida de Jesus e nas missões anunciamos e expandimos o seu Reino.

Outubro: mês da Igreja em saída, mês da Igreja em oração

Muitos foram os Papa que falaram sobre a importância do Rosário para vida dos filhos de Deus, das famílias e da comunidade de fé. Muitas foram as capelas nas zonas rurais, pessoas que nunca foram a escola e pessoas que nunca leram sequer a Bíblia que alimentaram a sua fé por meio da oração do Rosário (por sinal bíblico, inspirado cada mistério nos evangelhos). Como dissemos no início, o Rosário reflete a vida de Jesus, desde o seu nascimento até a ascensão, a vida da Igreja nascida em Pentecostes e a vida de Maria. O Rosário é a Bíblia em forma de oração pelo Pai-nosso inspirado nas palavras do Mestre (rezamos a versão do evangelho de Lucas) e a Ave-Maria a oração que o anjo a saudou e sua prima Isabel com as palavra completadas pela Igreja, desde o século segundo!

Mas sempre convém perguntar: ao que me leva a oração? A oração não pode ser água que escorre pelo terreno do nosso coração em vão, mas deve gerar raízes, folhas e frutos abundantes. A oração deve nos desinstalar a vivência do Evangelho. E neste mês missionário esta oração antiquíssima do Rosário nos leve a anunciar a “Alegria do Evangelho” como belamente nos fala o Papa Francisco. Nos recorda o santo Padre:

Nossa Senhora do Rosário e dia mundial das Missões

A Igreja “em saída” é a comunidade de discípulos missionários que “primeireiam”, que se envolvem, que acompanham, que frutificam e festejam. Primeireiam – desculpai o neologismo –, tomam a iniciativa! A comunidade missionária experimenta que o Senhor tomou a iniciativa, precedeu-a no amor (cf. 1 Jo 4, 10), e, por isso, ela sabe ir à frente, sabe tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos. Vive um desejo inexaurível de oferecer misericórdia, fruto de ter experimentado a misericórdia infinita do Pai e a sua força difusiva. Ousemos um pouco mais no tomar a iniciativa! Como consequência, a Igreja sabe “envolver-se”. Jesus lavou os pés aos seus discípulos. O Senhor envolve-Se e envolve os seus, pondo-Se de joelhos diante dos outros para os lavar; mas, logo a seguir, diz aos discípulos: “Sereis felizes se o puserdes em prática” (Jo 13, 17). Com obras e gestos, a comunidade missionária entra na vida diária dos outros, encurta as distâncias, abaixa-se – se for necessário – até à humilhação e assume a vida humana, tocando a carne sofredora de Cristo no povo. Os evangelizadores contraem assim o “cheiro das ovelha”, e estas escutam a sua voz. Em seguida, a comunidade evangelizadora dispõe-se a “acompanhar”. (Evangelii Gaudium, 24)

Bom mês missionário e do rosário!

Seus amigos de O RECADO deixam algumas dicas de leitura para este mês:

Para rezar o mês do Rosário: Livros Maria de todos os dias ou Maria: e o Pai/ e o Filho/ e o  Espírito Santo

Para o dia dos anjos: Livros Anjos na Bíblia ou Anjos mensageiros de Deus.

Para o dia de N. S. Aparecida: Livro Aparecida 300 anos.

Para o dia mundial das missões: Livros O Evangelho passo a passo

Para o dia de São Judas Tadeu: Livro São Judas Tadeu

 

Aparecida

Veja o Hino da Campanha Missionária 2020