Nossa Senhora Aparecida

 Milagres de Nossa Senhora Aparecida

Quais são os Milagres de Nossa Senhora Aparecida?

 

Milagre das Velas

Segundo relata a história de Fé, em um dos momentos de devoção dos primeiros devotos de Nossa Senhora Aparecida, as velas que iluminavam o local repentinamente se apagaram. As pessoas ficaram atônitas com o ocorrido e começaram a entrar em pânico. Mas passado pouco tempo, as velas milagrosamente acenderam-se novamente ao bater do vento.

Milagre da libertação do escravo Zacarias

Como se sabe, o encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida aconteceu em um momento triste da história do Brasil: a escravidão. O povo negro sofria nas mãos dos donos das terras.

A “Mãe negra” veio para dar uma lição de vida e amor ao próximo. Foi o que aconteceu com o escravo Zacarias, que havia fugido de uma fazenda do Paraná e era caçado por todos os cantos, até ser encontrado no Vale do Paraíba. Zacarias foi preso e acorrentado nos pulsos e nos pés. No caminho de volta,  passaram próximo à capela que havia sido construída para a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Então, o escravo pediu permissão ao seu caçador para rezar diante da imagem.  Incrédulo, o caçador deixou. A fé de Zacarias foi tamanha que, milagrosamente, as correntes se romperam, deixando-o livre. Diante do milagre, o caçador acabou por libertá-lo.

Milagre do cavaleiro ateu

Desde que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, e ao longo da história, muitos espaços foram construídos para que a devoção à “Mãe negra” pudesse acontecer. Esses locais sempre recebiam grande número de pessoas que colocavam nas mãos da Mãe de Deus sua vida. Mas também era destino de muitos incrédulos. Esse milagre aconteceu com um deles. Passando por Aparecida e vendo a fé dos romeiros, zombou e tentou entrar na Igreja a cavalo para destruir o local e alcançar a imagem. Porém, o que esse cavaleiro não esperava era que as patas do animal ficassem presas em uma pedra. A partir daí, o homem passou a acreditar. A pedra em que o cavalo ficou preso pode ser vista na Sala dos Milagres no Santuário Nacional de Aparecida.

Milagre da cura da menina cega

Visitar o Santuário Nacional de Aparecida é uma viagem emocionante, principalmente, quando se entra na Sala dos Milagres, onde milhões de histórias de graças alcançadas se concentram. O simples fato de olhar a Basílica, a primeira grande igreja erguida em Aparecida em devoção a Nossa Senhora Aparecida, também é motivo de milagre.  Foi o que aconteceu a uma menina cega que passava em frente à Basílica com sua mãe. Ao se aproximar, a garota disse “Mãe, como aquela Igreja é bonita”, e o milagre havia acontecido.

Milagre do menino no rio

Um rio que pode trazer a salvação por meio do encontro de uma imagem, também pode trazer o risco da morte. Foi o que aconteceu na história de mais um milagre de Nossa Senhora Aparecida.  Um dia, pai e filho foram pescar. A correnteza estava muito forte, o que fez com que o filho, que não sabia nadar, caísse no rio e fosse levado cada vez mais rápido. O desespero do pai levou-o a rezar a Nossa Senhora Aparecida. E mais uma vez a “Mãe negra” ouviu: o corpo do garoto, de repente, parou de ser levado, mesmo com a correnteza ainda forte, até que o pai pudesse chegar perto e salvar o filho.

Milagre do caçador

O caçador voltava de um dia negativo de caça e viu-se em uma situação perigosa: deparou-se com uma enorme onça. Sem munição, pois havia usado tudo em suas tentativas frustrantes ao longo do dia, o homem ajoelhou-se, rezou e foi atendido: a onça, que antes parecia ter um alvo certeiro, desviou-se e foi embora.

 

Por F. Santos

Leia Algumas páginas de nosso livro de Aparecida

Ouça a Música de Nossa Senhora Aparecida