Liturgia Diária 2023 Ano A

O Guia Litúrgico do Católico 2023 em letras de fácil leitura

Conheça nosso novo subsídio anual para os Católicos em 2023.  Nosso Guia Litúrgico do Católico 2023 traz as Leituras Diárias, os Santos dos dias e as Festividades.

COMPRE AQUI

A cada mês apresentamos uma reflexão para sua formação e informação.

O Guia Litúrgico do Católico em  formato agenda

O tamanho – formato agenda(15x23cm) –  facilita a leitura, pois traz a liturgia diária em letra grande.

O Guia Litúrgico do Católico  é um subsídio importante para orientar  o  católico em seu contato diário com a Palavras de Deus. O Ano Litúrgico é o “Calendário religioso”. Contém as datas dos acontecimentos da História da Salvação. Não coincide com o ano civil, que começa no dia primeiro de janeiro e termina no dia 31 de dezembro. O Ano Litúrgico começa e termina quatro semanas antes do Natal. Tem como base as fases da lua. Compõe-se de dois grandes ciclos: o Natal e a Páscoa. São como dois pólos em torno dos quais gira todo o Ano Litúrgico.

Tenha em mãos durante o ano inteiro este Guia Litúrgico do Católico 2023 – e seja um Católico consciente!!

Tamanho: 15x23cm

32 páginas

Leia algumas das 32  páginas deste guia que acompanhará o Católico durante todo o ano de 2023.

 

Leituras Ano A, B e C

“A Igreja estabeleceu, para o Rito Romano, uma sequência de leituras bíblicas que se repetem a cada três anos, nos domingos e nas solenidades. As leituras desses dias são divididas em ano A, B e C.

No ano A, leem-se as leituras do Evangelho de São Mateus, no ano B, o de São Marcos e no ano C, o de São Lucas. Já o Evangelho de São João é reservado para as ocasiões especiais, principalmente as grandes Festas e Solenidades.

Nos dias da semana do Tempo Comum, há leituras diferentes para os anos pares e para os anos ímpares, tirando o Evangelho, que se repete de ano a ano.

Deste modo, os católicos, de três em três anos, se acompanharem a liturgia diária, terão lido quase toda a Bíblia

Este Ano litúrgico da Igreja tem leituras bíblicas apropriadas para as celebrações de cada santo em particular. Aí estão as 15 solenidades e 25 festas, com leituras obrigatórias, as 64 memórias obrigatórias e 96 memórias facultativas, com leituras opcionais.

O Calendário apresenta também 44 leituras referentes à ressurreição de Jesus Cristo, além de diversas leituras para os Santos, Doutores da Igreja, Mártires, Virgens, Pastores e Nossa Senhora.” (fonte Wikipedia).

 

Tempos Litúrgicos

O Natal tem um tempo de preparação, que é o Advento; e a Páscoa tem também um tempo de preparação, que é a Quaresma. Ao lado do Natal e da Páscoa está um período longo, de 34 semanas, chamado Tempo Comum. O Ano Litúrgico começa com o Primeiro Domingo do Advento e termina com o último sábado do Tempo Comum, que é na véspera do Primeiro Domingo do Advento. A sequência dos diversos “tempos” do Ano Litúrgico é a seguinte:

Advento –  Começa quatro domingos antes do Natal e termina na noite de 24 de dezembro. A cor das vestes litúrgicas é roxa. Não é propriamente um tempo de penitência, mas de purificação da vida pela justiça e pela verdade. Estamos preparando os caminhos do Senhor. O Advento também não é tempo de festa, mas de esperança e alegria moderada, pois arrumamos a “casa” para receber a mais nobre visita, anunciada pelos Profetas. Os personagens bíblicos em destaque nas Leituras são: Isaías, João Batista, a Virgem Maria e o Messias.

Natal – Começa aos 25 de dezembro e se prolonga por três domingos. A cor é branca. Celebra, com grande alegria, o nascimento de Jesus, que se fez Homem para nossa Salvação. Nossa atitude é de gratidão e de glorificação de Deus “no mais alto dos céus”.
Nesse tempo estão também as festas da Sagrada Família, de Santa Maria Mãe de Deus, da Epifania e do Batismo de Jesus.

Tempo comum – O Tempo Comum começa logo após o batismo de Jesus e se interrompe na terça-feira antes da quarta-feira de Cinzas. Depois recomeça na segunda-feira após o Pentecostes e vai até o sábado antes do Primeiro Domingo do Advento. A cor é verde. Tempo Comum é um período sem grandes acontecimentos. Aí se apresenta a vida e a pregação de Jesus na rotina do seu dia a dia. É um tempo de esperança e de acolhimento da Palavra de Deus, que anuncia longamente o Reino dos céus.

Quaresma – Começa na quarta-feira de Cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa. A cor é roxa. É tempo forte de conversão e penitência, de jejum e de oração. Precisamos renunciar ao mal e aderir a Jesus que carrega sua cruz. É o tempo de preparação da Páscoa. Compõe-se de cinco semanas. Na Quaresma não se diz o “Aleluia”, nem se colocam flores na igreja. Os instrumentos musicais devem ser moderados: somente para sustentar o canto.

Páscoa – A Páscoa começa com o Tríduo Pascal, na quinta-feira da Semana Santa. O ponto alto desse tríduo é a Ressurreição do Senhor, na Vigília Pascal. O período pascal dura 50 dias. Vai até a festa de Pentecostes, que é a vinda do Espírito Santo. A cor é branca, símbolo da alegria. Devemos ressuscitar com Cristo.
Na segunda-feira após o Pentecostes recomeça a segunda parte do Tempo Comum.  (Livro: Missa Parte por Parte)

 

ESQUEMA DO ANO LITÚRGICO

Advento
Início: 4 domingos antes do Natal
Término: 24 de dezembro
Espiritualidade: Esperança e purificação da vida
Ensinamento: Anúncio da vinda do Messias
Cor: Roxa

Natal
Início: 25 de dezembro – NATAL
Término: Na festa do Batismo de Jesus
Espiritualidade: Fé, alegria e acolhimento
Ensinamento: O Filho de Deus se fez Homem
Cor: Branca

Tempo comum (I)
Início: 2ª feira após o Batismo de Jesus
Término: Véspera da 4ª feira das Cinzas
Espiritualidade: Esperança e escuta da Palavra
Ensinamento: Anúncio do Reino de Deus
Cor: Verde

Quaresma
Início: Quarta-feira das Cinzas
Término: 4ª feira da Semana Santa

Espiritualidade: Penitência e conversão
Ensinamento: A misericórdia de Deus
Cor: Roxa

Páscoa
Início: 5ª feira Santa (Tríduo Pascal)
Término: Em Pentecostes
Espiritualidade: Alegria em Cristo Ressuscitado
Ensinamento: Ressurreição e vida eterna
Cor: Branca

Tempo comum (II)
Início: 2ª feira após o Pentecostes
Término: Véspera do 1º Domingo do Advento
Espiritualidade: Vivência do Reino de Deus
Ensinamento: Os Cristãos são o sinal do Reino
Cor: Verde

 

Qual é a importância da Liturgia Diária?