quatro dimensões do Dízimo

As quatro dimensões do Dízimo

De acordo com o documente 106 da CNBB, temos  quatro dimensões do dízimo.

O mais recente documento da CNBB sobre o dízimo, o documento 106, tem, entre outros, o mérito de nos esclarecer sobre a diferença que existe entre as finalidades e as dimensões do dízimo.

Finalidades do Dízimo

As finalidades do dízimo significam a aplicação do dízimo pela igreja. Conforme o próprio direito canônico, o dízimo deve ser aplicado nas várias necessidades da igreja: manutenção dos ministros, obras de evangelização, manutenção dos lugares de culto, organização da caridade com os pobres, preparação dos futuros ministros e muitas outras.

Dimensões do Dízimo

As dimensões do dízimo são os elementos constitutivos do próprio dízimo, a sua essência, e sua razão de ser. O documento nos fala de quatro dimensões: religiosa, caritativa, eclesial, missionária.

Dimensão religiosa é a relação que o dízimo estabelece entre a criatura e o Criador. É um ato de reconhecimento, de gratidão para com Deus, um gesto de amor e de fidelidade ao doador de todos os bens. Por isto afirmamos que o dízimo nos coloca no coração de Deus.

Dimensão eclesial, significa que o dízimo expressa a nossa pertença à igreja. A igreja é a família dos filhos de Deus. Nela fomos inseridos pelo batismo. A igreja nos pertence, nós fazemos parte da igreja, especificamente da comunidade da qual participamos e onde vivemos a nossa fé.

A dimensão caritativa nos lembra que todo cristão é chamado a viver o amor para com os irmãos, amor que se expressa também através de gestos de partilha. O dízimo é partilha dos dons e dos bens.

A dimensão missionária significa que através do dízimo, o cristão participa da ação evangelizadora da igreja. A evangelização é dever de todo cristão e a contribuição do dízimo ajuda a igreja a realizar a sua missão. Por estas dimensões podemos afirmar que o dízimo nos coloca no coração de Deus, no coração da Igreja e no coração do Evangelho, que tem como centro o amor feito não apenas dos bons sentimentos, mas de obras de caridade.
(Bruno Rossi)

 

Dízimo e Oferta na Comunidade

Implantação do Dízimo – MEAC