![missa aos domingos](https://orecado.com.br/wp-content/uploads/2020/10/missa-aos-domingos.jpg)
Devo ir à missa aos domingos?
REZAR EM CASA É CERTO?
Devo rezar em casa, ou ir à missa aos domingos?
– Para lhe ser sincera, eu realmente não vou sempre à Missa aos domingos. Mas, uma coisa eu faço: eu rezo em casa. E rezo também quando aparece algum problema… Acho que é a mesma coisa que ir à igreja. Afinal, não é só na igreja que se pode rezar…
– Não será muita pretensão a sua?
– Como pretensão?
– Você achar que sua reza é melhor do que a Missa, não é pretensão?
– Mas eu não falei que a minha reza é melhor que a Missa…
– Falou, sim! Não falou com essas palavras! Mas, se você não vai à Missa, e se justifica que reza em casa, você está fazendo a sua reza melhor – ou ao menos igual – à Missa…
– Mas, rezas não são todas a mesma coisa?
– O que você entende por rezar?
– Aquilo que eu falei: quando aparece um problema, durante o dia, eu peço para Deus me livrar do problema. Quando há doença em casa, eu peço saúde… Eu estou sempre rezando…
– Já percebi. Quem pensa que rezar é só pedir coisas do próprio interesse, é capaz de fazer de tudo a mesma coisa. No fundo, quer dizer que você se lembra de Deus quando precisa resolver algum caso. Deus só serve, quando você precisa dos serviços dele.
– Não, isso não!
– Mas, se sua reza é só para pedir ajuda de Deus, você faz de Deus um plantão. Quando você está no aperto, convoca o plantão. Quando saiu do aperto, o plantão fica desativado… até outro aperto. Na prática, é isso o que você faz com Deus. E ainda diz que reza muito…
– E tem outra! Por que ir à Missa, se eu posso pedir a Deus em casa mesmo?
– Está vendo? Você quer explicar-se e confunde mais ainda. Rezar, para você, é só pedir. Você costuma dizer a Deus o que ele deve fazer.
– Sempre fiz minhas rezas assim…
– Sempre foi interesseira. A pretensão está justamente aí: você diz a Deus o que ele deve fazer. O certo é Deus dizer para você o que você deve fazer. Em vez de ficar falando para Deus tanta coisa desnecessária, você precisa dar mais tempo para escutar Deus! Ele é que vai dizer o que você deve fazer. A vida cristã é fazer o que Deus propõe. É organizar a nossa vida de acordo com o que Deus ensina. Se você reza, ou vai à Missa para ficar pedindo, é melhor não ir. Rezar não é ficar pedindo: rezar é ficar ouvindo Deus!
– Puxa, o senhor me embananou…
– Reflita bem sobre isto, que vai desembananar…
(Livro Missa, mil motivos para amá-la – Pe. Augusto Pereira)