São Lucas Evangelista

SÃO LUCAS EVANGELISTA

Biografia do Evangelista São Lucas. A maioria dos especialistas afirma que o Evangelista Loukan (no grego) era um cristão de origens pagãs, natural da Antioquia (Síria), membro de uma família abastada, médico e companheiro de Paulo (provavelmente foi batizado por ele) em suas missões pela Ásia Menor (cf. Cl 4,14; 2Tm 4,11).

As mesmas fontes são unânimes em afirmar que ele foi o único autor não-judeu a fazer parte do Novo Testamento.

Seu estilo grego difere de todos os autores da literatura neotestamentária. Por esta razão fica claro que se trata de um Evangelho dirigido aos gentios, a partir das Igrejas cristãs da Ásia Menor.

Sendo uma obra “sinótica” , o Evangelho de Lucas, a despeito de sua independência doutrinária e ideológica, tem traços dos Evangelhos de Mateus e Marcos, o que nos leva a crer que tenha sido escrito entre os anos 80 e 90 dC.

Como é o evangelista que melhor discorre sobre a infância de Jesus e seus antecedentes, Lucas  é o conjunto de textos que melhor privilegia a atuação da Virgem Maria no processo inicial da economia da salvação, onde sobressai a concepção miraculosa de João Batista, “anunciação”, “a visita à casa de Isabel”, a apresentação de Jesus no templo e outros eventos correlatos.

Dos quatro evangelistas, por conta do que foi acima mencionado, Lucas é, sem dúvidas, o mais “mariólogo” de todos os que relataram a história da boa notícia de Jesus.

A obra Lucana pode ser considerada um contexto bíblico-teológico dividido em dois volumes (o III Evangelho e os Atos dos Apóstolos) cuja “dobradiça” é a ressurreição de Jesus.

O evangelho de Lucas é visto como “o caminho de Jesus”; o livro dos Atos aponta para “o caminho da Igreja”. Ambos indicam “o caminho da salvação”.

Símbolos

Cada evangelista tem um símbolo característico. O de Mateus é um homem; o de Marcos é um leão. João é representado por uma águia, enquanto Lucas tem no touro sua simbologia mais marcante. Cada um tem seu significado. Mateus é representado por um homem pelo fato de seu evangelho começar com a genealogia do homem Jesus. Marcos atrai para si a figura de um leão, pois a abertura de seus escritos aponta para o deserto, conhecido habitat dos leões.

A atividade de Lucas, cujo evangelho tem em seus primórdios várias referências a sacrifícios rituais, é sintetizada pelo touro, que era o animal mais nobre empregado nos sacrifícios do templo de Jerusalém. Por fim, a águia faz referência aos “altos voos teológicos” do IV Evangelho.

A festa de São Lucas é comemorada em 18 de outubro. Na mesma data se celebra o “dia do médico”.

Para quem quiser aprofundar alguma literatura extra-bíblica sobre Lucas, recomendo a leitura de “Médico de homens e de almas” (Taylor Caldwel, disponível nas livrarias e na Internet).

A produção literária de Lucas evidencia o teor prático-humanista de sua mensagem, que privilegia, a partir do religioso, a preocupação com a justiça, o social e os direitos humanos.

Curiosamente, as enciclopédias bíblicas não arriscam determinar as datas de nascimento e morte do evangelista.

Algumas bibliografias, que não gozam de unanimidade, falam em martírio, na Ásia Menor ou em Roma. A principal ideia de Lucas está expressa no lema “Ele andou por toda parte, fazendo o bem e curando todos os que estavam dominados pelo diabo” (At, 10, 38; cf. Lc 4,18).

“Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz diária e me siga…” (Lc 9, 23).

(Do livro São Lucas, Carmen Galvão)

Leia algumas páginas de São Lucas

Lucas, o evangelista