São José e os “Josés” dos nossos dias

#saojose #livrariacatolica #livrosaojose

Conhecer São José no plano salvífico de Deus é imprescindível. Por meio deste ano especial que começa, a Igreja quer chegar ao coração de todos os católicos. Celebrar o Ano de São José é dar atenção especial ao sim do pai adotivo de Jesus, que muitas vezes não é reconhecido, como o sim de Maria. Com o sim de José, o plano salvífico foi levado adiante e a palavra de Deus deixa claro as dificuldades que ele enfrentou ao receber o anúncio de que sua futura esposa estava grávida, embora não tivesse tido contato algum com homem. Essa foi apenas a primeira dificuldade. Mas como homem justo, José aceitou todos os percalços e seguiu adiante, obedecendo a Deus. A propósito, o termo “homem justo”, raríssimo na Bíblia, quer dizer “santo”. Trata-se de um atributo reservado somente a Deus (Ecle 7,20). Isso revela muito sobre a integridade, os valores e a santidade de vida de José, que era fiel à lei, observador dos mandamentos e preceitos da Torah.

Na vida cotidiana, José era homem pobre, com poucos recursos. Tinha a carpintaria como profissão, mas ganhava pouco e vivia a angústia de muitos pais de família de todos os tempos da história: não tinha recursos necessários para dar conforto e segurança à família. Se não bastasse toda a miséria que viveu até o nascimento de Jesus, José também se tornou migrante com a família. Nas terras estrangeiras do Egito, certamente, viveu a angústia de procurar emprego e não encontrar. Assim, ofereceu o mínimo para os seus. Em sua carta “Patris Corde”, Francisco lembra de tantos pais que não conseguem oferecer o básico aos seus familiares. A carta também indica que Jesus não nasceu pronto, mas foi aprendendo gradualmente, assistido por um pai presente. Sobre isso, o papa adverte acerca das dificuldades de tantos pais ausentes que não conseguem acompanhar a vida dos filhos por uma série de fatores.

Por fim, neste Ano de São José, esse santo que teve a maior parte de sua vida oculta, tem muito a ensinar à sociedade de hoje. O papa, porém, lembra, sobretudo neste tempo de pandemia, dos homens e mulheres que arriscam suas vidas para cuidar e proteger as pessoas vítimas desta enfermidade. A Carta Apostólica “Patris Corde” merece ser lida por todos os católicos e o Ano de São José ser vivido intensamente, na busca de conhecer profundamente esse homem justo que, mesmo sem compreender tudo, acolheu tudo.

Fonte: https://www.arquidiocesedegoiania.org.br/comunicacao/noticias/1483-ano-de-sao-jose

Adquira https://orecado.com.br/produto/o-trilho-pe-edmundo-lima-calvo/