Advento: 10 ideias para se preparar para o Natal

Advento: 10 ideias para se preparar para o Natal

Advento: 10 ideias para se preparar para o Natal. O Advento começará em alguns dias, mas é importante pensar em como vamos aproveitar ao máximo esses vinte e cinco dias que antecedem o Natal

Enquanto os supermercados enchem suas prateleiras de brinquedos e chocolates, como podemos preparar as crianças para o Natal? Como conduzi-los por um caminho de interioridade e conversão? Aqui estão dez formas de preparar concretamente o coração para a vinda de Jesus. Um itinerário passo a passo, desde o primeiro domingo do Advento até o 24 de dezembro.

1. Construa uma guirlanda de Natal

A guirlanda forma um círculo, símbolo da Vida Eterna e do retorno de Cristo. Todos os domingos, acenda uma nova vela e cante o Angelus. A chama que brilha nos lembrará que esperamos Jesus, “luz do mundo, luz da vida” (Jo 8,12). Tenha cuidado, nunca deixe as velas acesas por muito tempo, principalmente à noite pois há risco de incêndio!

2. Construa um presépio

Em vez de colocar José e Maria no estábulo, coloque-os ao lado e caminhe com eles lentamente os 150 quilômetros de Nazaré até Belém, um pouquinho a cada dia. Essa é uma boa forma de marcar esse tempo de preparação.

3. Crie um calendário de Natal

Como uma verdadeira catequese, o calendário permite às crianças abrir uma nova janela de descobertas a cada dias. Em cada janelinha do calendário, você pode desenhar um versículo da Bíblia ou uma intenção que o ajudará a rezar durante o dia.

4. Conte histórias

Na perspectiva da Natividade, os contos de Natal vão evocar na criança a boa expectativa, a busca por Jesus.

5. Plante grãos no início de dezembro

Segundo uma tradição provençal francesa, grãos de trigo ou lentilhas são plantados na festa de Santa Bárbara. Forre uma bola de algodão e umedeça as sementes regularmente. Com o passar dos dias, aparecerão belos rebentos verdes, símbolos de vida e fertilidade. Uma imagem da nova vida que o Salvador veio nos dar.

6. No Advento e no Natal, pense nos mais necessitados

Sensíveis à angústia que veem, as crianças muitas vezes sentem impotentes para fazer qualquer coisa. Por que não as incentivar a agir ao naquilo que está ao seu alcance? Elas podem fazer um bolo e oferecer às pessoas de rua, visitar alguém que esteja doente, ajudar um idoso em pequenas tarefas: limpar, ler juntos, dentre outros.

7. Confeccione cartões de natal

O Advento marca o início de um novo ano litúrgico. Em vez de esperar por 1º de janeiro, prepare presépios, anjos, velas ou faça cartões de natal com seus filhos. Eles podem escrever um versículo da Bíblia ou desejar votos de amor ao outro: “Que o Menino Jesus lhe traga a sua paz!”. E poderão também confiar seus correspondentes a Jesus durante a oração da noite.

8. Cante canções de natal

Um desafio legal é criar uma “pastoral” em família, com um pequeno teatro representando o nascimento de Jesus, e com cantos de Natal para ambientar a representação teatral.

9. Deixe a sua mesa mais cheia

Este ano, por que não convidar um vizinho ou um paroquiano para festejar o natal juntos? As crianças ficarão encantadas em decorar a mesa com anjos ou outros objetos criados por elas mesmas com motivos religiosos (estrela, igreja, pomba, etc.). Elas também podem oferecer biscoitos caseiros aos convidados.

10. Acenda pequenas velas sob a sua janela

Nos países nórdicos, velas são colocadas nas janelas no dia 24 de dezembro em memória da peregrinação de Maria e José na noite da Natividade. Alguns franceses seguem essa tradição em 8 de dezembro, em homenagem à Imaculada Conceição. Um lindo costume que podemos também incluir em nossas tradições!

Natal – celebrando o nascimento de Jesus

Fonte: Site Aleteia