missa aos domingos

Devo ir à missa aos domingos?

REZAR EM CASA É CERTO?

Devo rezar em casa, ou ir à missa aos domingos?

– Para lhe ser sincera, eu realmente não vou sempre à Missa aos domingos. Mas, uma coisa eu faço: eu rezo em casa. E rezo também quando aparece algum problema… Acho que é a mesma coisa que ir à igreja. Afinal, não é só na igreja que se pode rezar…

– Não será muita pretensão a sua?

– Como pretensão?

– Você achar que sua reza é melhor do que a Missa, não é pretensão?

– Mas eu não falei que a minha reza é melhor que a Missa…

– Falou, sim! Não falou com essas palavras! Mas, se você não vai à Missa, e se justifica que reza em casa, você está fazendo a sua reza melhor – ou ao menos igual – à Missa…

– Mas, rezas não são todas a mesma coisa?

 – O que você entende por rezar?

– Aquilo que eu falei: quando aparece um problema, durante o dia, eu peço para Deus me livrar do problema. Quando há doença em casa, eu peço saúde… Eu estou sempre rezando…

– Já percebi. Quem pensa que rezar é só pedir coisas do próprio interesse, é capaz de fazer de tudo a mesma coisa. No fundo, quer dizer que você se lembra de Deus quando precisa resolver algum caso. Deus só serve, quando você precisa dos serviços dele.

– Não, isso não!

– Mas, se sua reza é só para pedir ajuda de Deus, você faz de Deus um plantão. Quando você está no aperto, convoca o plantão. Quando saiu do aperto, o plantão fica desativado… até outro aperto. Na prática, é isso o que você faz com Deus. E ainda diz que reza muito…

– E tem outra! Por que ir à Missa, se eu posso pedir a Deus em casa mesmo?

– Está vendo? Você quer explicar-se e confunde mais ainda. Rezar, para você, é só pedir. Você costuma dizer a Deus o que ele deve fazer.

– Sempre fiz minhas rezas assim…

 – Sempre foi interesseira. A pretensão está justamente aí: você diz a Deus o que ele deve fazer. O certo é Deus dizer para você o que você deve fazer. Em vez de ficar falando para Deus tanta coisa desnecessária, você precisa dar mais tempo para escutar Deus! Ele é que vai dizer o que você deve fazer. A vida cristã é fazer o que Deus propõe. É organizar a nossa vida de acordo com o que Deus ensina. Se você reza, ou vai à Missa para ficar pedindo, é melhor não ir. Rezar não é ficar pedindo: rezar é ficar ouvindo Deus!

– Puxa, o senhor me embananou…

– Reflita bem sobre isto, que vai desembananar…

(Livro Missa,  mil motivos para amá-la –  Pe. Augusto Pereira)

Leia algumas páginas do livro agora mesmo

O que é missa?